Psicoterapia e Counselling Existencial

Os termos psicoterapia e counselling são usados muitas vezes de forma indiferenciada. No entanto as definições diferem, consoante o número de sessões e/ou propósito da terapia.

Algumas definições:

'Counselling e psicoterapia são termos que cobrem uma gama de terapias usando o diálogo. São desempenhados por profissionais treinados que trabalham com pessoas durante um período de tempo, mais curto ou longo, para os ajudar no processo de mudança efectiva ou, mais simplesmente a aumentar o seu bem-estar.’ (British Association for Counselling and Psychotherapy): http://www.bacp.co.uk/crs/Training/whatiscounselling.php)

‘Algumas definições de counselling sobrepõem-se com a psicoterapia (particularmente as abordagens não directivas centradas na pessoa), ou o counselling pode referir-se ao aconselhamento em problemas do dia a dia em áreas específicas, tipicamente por períodos mais curtos e com um foco menos clinico.’ (History of Counselling & Psychotherapy Greg Mulhauser, Counselling Resource Library, 2014).

Counselling e Psicoterapia são frequentemente consideradas terapias interligadas porque se sobrepõem de várias formas. Em situações específicas, o counselling é oferecido como parte do processo psicoterapêutico.

Por outro lado, um counsellor pode trabalhar com os clientes de forma psicoterapêutica.

A diferença chave, entre os dois tipos de tratamentos de comunicação terapêutica, está no tempo recomendado para se obterem benefícios. O Counselling normalmente refere-se a um tratamento breve que se centra à volta de padrões de comportamento. Já a Psicoterapia foca-se em trabalhar com clientes durante um período de tempo mais longo, fomentando o insight nos seus problemas e dificuldades emocionais.’ (The counsellor’s guide: http://www.thecounsellorsguide.co.uk/difference-between-counselling-psychotherapy.html)

O Counselling Existencial que pratico é uma forma de counselling específico que exerço com pessoas em sofrimento existencial, que pode ocorrer quando põem a sua vida em causa, como por exemplo com o aparecimento e vivência de uma doença grave, com a perda da vontade de viver, com a perda do sentimento de dignidade e do sentido da vida, ou quando vivem com a sensação de profunda solidão, vazio e tristeza.

O Counselling Existencial é disponibilizado por um profissional com uma profunda e genuína vontade de compreender a pessoa em sofrimento e que tenha a capacidade de se manter presente, de escutar sem julgar, e de assumir o compromisso de acompanhar essa pessoa, em sofrimento, ao longo do todo o seu percurso.